sábado, 1 de junho de 2013

1 ANO DE QUÉBEC

Sim, passou muito rápido e cá estamos nós registrando nosso primeiro níver pós Landing.
Gente é difícil colocar em palavras tudo que vivenciamos durante este período.
Muitas foram e são as dificuldades, mas as conquistas são em maior número certamente....
Se tivesse que passar por tudo de novo, passaria sem sombra de dúvidas.
Pra quem é cristão e conhece a história da saída do povo judeu no cativeiro, na época do Egito, me entenderá.... Aqui, nossa trajetória de peregrinação é real, a Canaã existe, mas temos sempre conquistas a realizar e nos adaptar constantemente.
Passamos por situações que nos botam em "cheque", conosco mesmo, com o nosso parceiro e com nossos filhos. É tanta pressão, de todos os lados, que se a cabeça não estiver bem centrada e com o rumo bem traçado, dá pra fraquejar... A cobrança pessoal, é a pior, mas a falta de um trabalho, causando a perda de autonomia e a cobrança por retomar a carreira também são hiper fortes...  Mas pra tudo isso existe solução, desde que desenvolvamos a paciência, a determinação, foco e muito joelhinho no chão.
Aqui, eu aprendi a fazer dos estudos quase que uma profissão, como no Brasil, a galera que estuda pra concurso público... é assim... Durezaaa!!! Sempre perseguindo, no meu caso, a perfeição no Francês.
Eu gosto de estudar, sempre estudei, tenho duas formações, duas Pós... Mas também amo trabalhar, aí é complicado, porque, no nosso caso o "pulo do gato", dependerá da minha volta pra minha área profissional. Quando eu conseguir ganhar o que marido já está ganhando, aí será só correr pro abraço, rsrsr. Sério, não ficaremos RICOS, mas viveremos com o conforto que buscamos.
Como estou disposta a pagar o preço da jornada, vou colocar a "viseira de cavalo", sabem qual é? Pois então, o cavalo a usa pra não se dispersar olhando para os lados, perdendo o foco...

Amo esta Ville, mas sei que ainda falta ver muitas outras por este país. Sei, com certeza, que aqui é onde sempre quis estar, digo o país Canadá.
Não sinto falta do BR, só da família. Demorei muitos anos pra conseguir sair de lá definitivamente, não sinto que pertencia àquele lugar. Acho que por não podermos escolher onde nascemos temos o direito e dever de escolher onde viver, mas deve-se assumir o compromisso de lutar contra o comodismo durante esta busca. Pois, o caminho mais fácil provavelmente é o que menos nos trará crescimento e realizações pessoais.
Para mim, digo com toda convicção, aprendi lições que só me tornaram um ser humano melhor. Aprendi  a amar ainda mais meu marido e filhos. Admiro a coragem deles de me seguirem nesta caminhada onde eles tbm são posto a provas  e desafios, todos os dias. Mas não tem preço, ver seu filho e filha falando inglês e francês fluentemente, adquirindo valores sociais essenciais, que no nosso país de origem são tidos como "coisas de bobos", como cortesia, educação, gentilezas, respeito, honestidade, comunidade, empatia... Desculpa se alguém discorda de como funciona  a TERRINHA, eu cresci numa cidade que a prática do "deixa pro outro", "alguém fará", "jeitinho...", caraca, detesto esta cultura do "jeitinho"... Desculpa , mas queria algo melhor pra mim e para os meus filhos. Queria um lugar em que tudo que não se respeita por lá fosse real e praticado sem acharem que vc é "boboca", por estar seguindo as regras.
Aqui não é PERFEITO MESMO, mas QUASE...
Hoje ratifico minha decisão de imigrar, viemos sem fantasias, sabíamos o que nos aguardava, uns 5 anos de muita ralação e recuperação do que financeiramente e de infra estrutura, deixamos pra trás.
Mas, viemos pra ficar e fincar nossas raízes, então pra que pressa e ansiedade, vamos nos reconstruir e certamente colheremos frutos muito mais doces e abundantes do que teríamos se permanecêssemos onde estávamos.
Agradeço a minha mãe, MUITOOO, aos poucos, QUERIDOS e IMPORTANTES  amigos que fazem parte desta jornada.
VALEU, VALE E VALERÁ sempre a pena VIVER O QUE SE DESEJA VIVER.
Abçssss...








12 comentários:

  1. Oi querida, um ótimo final de semana pra você!
    Passando pra conferir teus posts dessa semana...e pra avisar que tem post novo lá no meu blog, com um vídeo ensinando como parar de procrastinar! Passa lá pra ver!
    Um beijão!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bem falado ,Tania!Sinto exatamente o msm!O Canada eh o meu lugar e caa dia q passa tenho certeza disso!Ab

    ResponderExcluir
  3. Te confesso que em muitos trechos do seu post, eu me vi. Penso exatamente da mesma forma e sou mais um dos que busca imigrar por nao me sentir bem onde estou, nao eh o meu lugar, nao sao os meus valores, as paixoes nacionais nao me agradam em absolutamente nada e eu cansei de ser visto como o estranho no ninho, por ser diferente e por gostar de outras coisas. Sou da mesma filosofia que voce: ja que nao tive escolha e tive que nascer onde nao gosto, tenho o dever e o direito de ir para onde me agrada. O problema sao as pessoas acomodadas e que nao tem metade da nossa coragem, que buscam sempre criticar, as vezes nao por mal, mas pela mania que a cultura do jeitinho impoe a elas, de nunca aceitar a realidade, para nao ter que enxergar e admitir que o lugar onde vivem, esta pior do que muitos, ao inves de aceitarem, preferem achar defeitos nos melhores. Como se isso fosse tornar o Brasil um lugar bom para se viver... Mas enfim, nada contra quem ame o Brasil, mas a MINHA realidade eh que eu nao amo, sei bem o que quero para a minha vida e onde quero que a mesma aconteca, por isso, assim como voce e muitos fazem, como eu mesmo ja fiz varias vezes, ja que a porta da rua eh serventia da casa, me servirei com muito gosto. Muita sorte e sucesso para voce e sua familia, que os anos passem, a cidadania chegue e todo o sucesso almejado venha de encontro, como vc mesma disse, nao tenha pressa, pois vira! Parabens e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com sua visão do nosso país! Assim como vc, sempre achei que caí de para-quedas no lugar errado!!!Não vejo a hora de estar aí no Canadá! Falta pouco! Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  5. É muito verdade tudo isto que disse, Tânia!

    Todos nós imigrantes, optamos por buscar e conquistar Canaã, mesmo com seus gigantes, mas muitos acabam por se deixar impactar pelas dificuldades e voltam para o deserto e lá permanecem por muito tempo.

    É triste, mas precisamos ter foco e determinação, além de posicionamento em tudo aquilo que buscamos. Os problemas existem assim como as dificuldades, mas se tivermos a certeza que sairemos deles mais fortes e confiantes, não há com o que se preocupar!

    Parabéns pelas conquistas até aqui, e se preparem! Deus ainda tem mais guardado pra vocês!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Filipe, palavras de força e esperança, como as que vc registrou, são sempre muito bem vindas.

      Excluir
  6. que venham muitos outros. E lembre-se, a lingua francesa nao é nossa lingua materna, estaremos sempre aprendendo. Se jogue! :-)

    ResponderExcluir
  7. Oi gente, primeiro de tudo acabei de achar o blog de vocês e vou começar a ler os posts anteriores. Eu e minha mulher decidimos sair de vez do país. Já moramos fora durante 3 anos em dois países diferentes, méxico e holanda. No México houve a possibilidade de permanecer, porém ainda não pensávamos em filhos e família propriamente dita. Chegou essa hora, e realizamos que não queremos ter nossos filhos aqui. Daí, depois de muito ponderar, escolhemos canadá. Pelas linguas que falamos, ingles, francês e espanhol, e pela proximidade do méxico que é um lugar encantador para nós. Bom, Desejo toda a felicidade para os dois aí. Comentarei muito, perguntarei mais ainda, e espero ainda mais que tudo dê certo pra vocês . Abraços fortes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita no blog, ele foi criado pra isso, ajudar e informar.
      Abçss

      Excluir
  8. Ola Tania , nossa me emocionei tanto lend os sues post. Ja li quase todos... Tenho muita vontade de ir morar ai, ja morei 8 anos nos Estados Unidos e estou a 2 anos de Volta ao Brasil, meus filhos Sao nascidos la... To AMAndo mt a ideia de ir para o Canada... Vou estar sempre por aki para saber das novidades....

    ResponderExcluir
  9. Oi Fernanda, pode contar conosco para responder qualquer questão...
    Tbm morei nos EUA, mas quando era novinha,rsrs.... Com 18 anos, eram outros tempos, outras aventuras...
    Mas foi uma baita escola de vida lá.
    Abçss

    ResponderExcluir
  10. Oi Tania obrigada pela atenção ... Ja tem uns 3 Dias q estou lendo muito sobre o assunto estou Bem perdida, nao sei se eh pela impolgaçao... Mais nao sei nem por onde começar rsrsrs... Qualquer duvida vou correr pra cá ...

    ResponderExcluir

Belezas

Belezas
Os lagos canadenses , sempre uma alegria de vê-los.