sábado, 25 de maio de 2013

Step by step...

Parece que nossa vida, aqui no Canadá, é uma sequência de estudos, provas, testes.... Me sinto na época da faculdade, e olha que eu adorava.... É prova o tempo todo...
Estou fazendo um novo curso de francês, claro, No CENTRE LARTIGUE, uma escola para imigrantes, o curso é Francês como segunda língua. É pago, 40 dólares SEMESTRAL.
http://centre-lartigue.csdm.ca
A diferença deste curso pra Francisação, é que este é em parceria com a  Comissão escolar e não com o MICC.
Lá eles preparam, tbm, para o TFI, prova de proficiência em francês que é a que as Universidades aceitam.
As turmas são de 15 a 17 alunos, a matéria é dada com mais profundidade e mais tempo.
Lá tbm tem a parte de integração a sociedade quebeca, com passeios , cursos...
Enfim, estudar o francês é minha profissão,rsrsrs... até enquanto não for aceita pelas Ordens;sim, pois no meu caso, farei a equivalência da Fonoaudiologia e Enfermagem.
Da Fono, é um pouquinho mais rápida, depois da análise dos docs, terei que fazer uma prova de proficiência. Não tem prova prática-técnica, como a enfermagem.
Fomos passear em Ottawa, é uma cidade linda, moderna, super bem cuidada. A região de Ontário tem um "Q" de diferença. Gosto muito. Fizemos o city tour no ônibus vermelho e no ônibus Anfíbio, fomos ao muséo da Civilização. A estrada é tranquilinha, dá pra ir  e vir no mesmo dia, sem estresse....
As crianças estão começando a se preparar para a primeira ida ao Brasil no próximo mês. Minha filha é a mais ansiosa, meu filho quer ir mas não pra ficar o tempo que ficarão, 2 meses... Eles vão sozinhos, minha filha tem 13 e meu filho 15 anos. Docs. necessários, passaportes, PRc, Autorização de viagem,( em duas vias para cada criança feita no Consulado ) e as passagens, claro.
Bem, a primavera segue bem MOLHADA, por aqui, as plantas já estão perdendo um pouco suas flores, tudo na natureza acontece rápido por aqui, afinal o inverno voltará em breve... Até lá muitos festivais nos aguardam no verão....
Seguimos contentes com nossa rotina, mas quero muito voltar a ter meu espaço profissional.
Marido tbm, está super feliz com seu trabalho, mas já começa a olhar os cursos de Mestrado na área dele e a pensar no próximo degrau . Como bom NERD, o sonho é trabalhar numa empresa como Microsoft, Google, Ubisoft... O bom é que aqui, É POSSÍVEL realizar isso... Amo este nosso país.
Bom fim de semana....








4 comentários:

  1. Que lindas as fotos, quero conhecer essa região aí!
    Tenha um ótimo domingo!
    Tem post novo lá no meu blog: www.asosmamaenadia.com
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Ola.. poxa seu blog tem aumentando ainda mais minha vontade de sair do Br. Mais temos uma duvida cruel, meu noivo esta se formando em Ciencias da Computação e eu em Administração. Ja trabalhamos na área, e em varios posts que leio na net as pessoas falam que pedir a validação do Diploma no exterior é muito caro e muito burocrativo, e nem sempre da certo. Queremos nos planejar para sair do país no final de 2014, inicio de 2015. E o canadá é nossa primeira opção.. também somos cristãos e estamos colocando todos nosso planos nas mãos do Senhor, pois sempre foi um sonho meu. Assim como você nunca gostei de morar aqui, não me sinto parte disso... Quero ter filhos e aqui não tenho coragem, quero construir minha família em um lugar onde se cultive os valores que infelizmentes o Br acha "cafona".

    Não temos ninguem no Canadá, meu esposo fala inglês e eu não.. ou seja, iremos com a cara e a coragem..rs.
    Você teria dicas de "quanto devemos levar em grana para nos manter no ínicio", "melhor cidade", "o que precisamos providenciar (seguro saúde e etc)", "como ir legalmente, é burocratico?".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, me manda seu e-mail, posso te passar as informações.
      Abçs

      Excluir

Belezas

Belezas
Os lagos canadenses , sempre uma alegria de vê-los.