sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Então... a ajuda virá quando????

Olá amigos, quero escrever um pouquinho sobre os benefícios da governo, aqueles que tanto ouvimos falar quando estamos no BR.
Já estamos há quase 4 meses em Montreal, demos entrada na solicitação dos benefícios das crianças, que são dois, federal e provincial, duas semanas depois que chegamos.
E até agora NADINHA DA BENDITA AJUDA.
Já sabemos que existem dadas determinadas para estes pagamentos, ainda não sei ao certo quais são, mas sei que tem amigos blogueiros que sabem, depois por favor, mandem pra mim.
Quanto ao dinheirinho da francisação, este começa a ser pago após a primeira quinzena do início das aulas. Ainda não completei estes primeiros 15 dias, então estou aguardando pacificamente.
Já li e conversei com colegas e amigos, uns dizem que passam a receber semanal, outros quinzenal... Assim que souber divulgarei.
Agora de uma coisa eu sei, esta AJUDA DO GOV. perde o sentido, pois ela não vem logo que chegamos e é quando MAISSSS precisamos, nos primeiros meses.
Então, não contem com estes benefícios durante uns 4 a 5 meses após chegarem aqui. E acreditem , fora os que vendem apt., casa ou algum imóvel para virem , os demais, como eu, que fazem uma economia quase que justinha pros primeiros meses, contam com toda a ajuda disponível SIMMM....
Na MINHA opnião e experiência, que é de uma família com 2 adolescentes , cachorros... A despesa maior é alimentação, moradia, comunicação e com roupa de inverno. Para morar próximo do metro, e em um bairro bem centralizado, prepare-se para uma despesa de +- 1.400 dólares, sem contar o depósito por não termos histórico aqui.
Alimentação, nós temos "DRAGAS"em casa,rsrrs.... sério, teens comem muito supérfulhos, cereais, leite e derivados, biscoitos, suco..., enfim, prepare-se para algo em torno de 700 baixando pra 520 dólares durante este período. E isso pq aqui temos muitas opções e variedades de produtos e mercados. Espero, depois que tivermos carro, e conseguirmos ir em mercados maiores e com mais alternativas ainda, consigamos reduzir mais o valor das despesas com alimento.
Como já falei em outro post, o celular aqui é seu melhor amigo, pois vc se localiza com goo. maps, tem as rotas de metro, ônibus e seus horários, melhores rotas p/ onde vc precisa ir e claro, ligar uns pros outros. No nosso caso é ótimo, pois cada um tem suas rotinas e ficamos separados durante o dia.
Transporte é ótimo, pois o mesmo cartão serve no ônibus e no metro, pagasse o mês que para as crianças, com a carteirinha de transporte feita com a foto deles, fica em 43, 50 dólares e para nós adultos 75,50 dólares.
Bem, conto tudo isso para quem estiver se preparando, conseguir visualizar o mais próximo possível da realidade que encontrará aqui.
Mas é sempre MINHA OPINIÃO E ESTÁ SENDO MINHA EXPERIÊNCIA. Sei que cada família sabe e pondera suas prioridades.
Acredite na capacidade de adaptação das crianças , dos adolescentes , eles se desenvolvem rapidamente e nos surpreendem a cada instante. Para os pais que ficam preocupados em trazerem seus teens para um lugar onde eles não terão amigos, não falam a língua.... Acredite, isso há 10 anos atrás era preocupante, mais agora com internet e os grupos sociais que já existem aqui, está tudo muito mais fácil. Eles se integram muito bem e constroem amizades novas num prazo curto a médio.
Abçsss,...




Um comentário:

  1. Tânia,

    Estamos naquela fase de fazer mil planejamentos e ficar quebrando a cabeça pra encontrar um solução melhor pra esta questão do dimdim, porém ainda não estamos certos de como conseguiremos uma reserva pra levar para estes tão preocupantes primeiros meses...
    estes posts sobre coisas corriqueiras estão sendo de GRANDE ajuda mesmo!
    Um grande beijo e boa sorte!
    Lu

    ResponderExcluir

Belezas

Belezas
Os lagos canadenses , sempre uma alegria de vê-los.