sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Em mãos - CSQ, parto foi quase impossível mas NASCEU!!!!!!!!!!

Ok, vamos começar do início.
Ainda em choque e sem saber o q fazer fizemos a preparação p/ a entrevista.
Chegamos em SP no dia 30/11, pela Webjet, acreditem vc. viajando por esta empresa descobre o contorcionista que existe em vc.
Durante o expremido voo, fui repassando o meu mantra, que era o questionário da entrevista. Chegamos por Guarulhos, então , mais uma hora até o hotel que ficamos,o STANPLAZA BERRINI, na mesma rua do BIQ.
Conselho, não façam isso, peguem um voo que aterrise em Congonhas, sei q é mais caro, mas compensa....
Após o jantar fizemos uma caminhada até o BIQ, que fica umas 4 quadras do hotel, foi bom, nos deixou um pouco mais relaxados...
Depois de uma noite bem dormida, acreditem o cansaço te vence, pois foram dias muito intensos, tomamos um bom café da manhã e resolvemos que não precisaríamos almoçar, a entrevista era as 13:30.
Então fizemos o check out do hotel e fomos lindos e faceiros, caminhando até o BIQ.
Conselho, caminhar ajuda a desestressar,...
Ainda paramos em frente do prédio, no GARFOS, uma lanchonete muito boa, ficamos uns 40 minutos lá e depois entramos no prédio do BIQ.
Nos identificamos na recepção e subimos para o 15 andar onde a recepcionista nos informou que seríamos entrevistados pela MALIKA, mas ela estava numa vídeo conferência e iria atrasar. Nossa entrevista seria as 14:00, ou seja quem já esta sob tensão não sente as horas passarem mesmo.... OK......Pas de problème....
Enquanto esperávamos todos paravam um pouquinho e falavam conosco, um outro agente do BIQ, entrevistados tb., não consegui saber o nome dele, foi super atencioso, fez algumas perguntas ali mesmo, sobre nossas profissões, nosso frânces, qual cidade escolhemos,... Ficamos um pouquinho menos desconfortáveis.
Quando, enfim a agente que iría nos entrevistar,nos chamou, eu gelei.
Sentamos, ela explicou como seria a entrevista, mas bastante sisuda, foi pedindo os docs. O primeiro foram os passaportes, depois pediu os diplomas, sempre se dirigindo ao aplicante principal. Perguntou o que eu havia estudado na faculdade de enfermagem, quanto tempo de estudos, sobre meu trabalho,... Nem olhou as certidões de nascimento só a de casamento, a carteira de trabalho. Ela levantou algumas vezes para verificar a veracidade de alguns doc. como passar uma caneta que revela se o papel do diploma é autêntico. Ficou cismada pq meu diploma de Fonoaudiologa estava plastificado, alias não deu muita importância para a minha formação como fonoaudióloga.
Fez algumas perguntas p/ o André, sobre o trabalho dele e sobre o secundário. Perguntou o que nós tínhamos pesquisado s/ o que faríamos quando chegássemos em Montreal. Como eu faria p/ conseguir a minha equivalência.
Ela não pediu o Dossier, mas mostrei e ela perguntou como montamos ele.
Realmente senti falta de ter mais conhecimento do frânces, para explicar e falar mais sobre o que ela perguntava, Acredito que quem tem uma certa fluência tire de letra a entrevista, longe de ser meu caso. Tive muita dificuldade, fiquei super nervosa e quando olhava p/ o meu marido, tadinho em cólicas pq queria me ajudar mas não podia, fiquei mas desesperada ainda, pois sabia que o nosso futura estava literalmente nas minhas mãos e eu estava vendo ele escapar pelos meus dedos.... Q/ p... aflição...
Marido, sem vc eu não teria conseguido, vc é o Homem da minha vidaaaa! T amo, obrigada pelo apoio , por sempre me socorrer, estar firme ao meu lado até nesses momentos BIZARROSSS....
Bem depois de uma hora e meia de sofrida entrevista, ela se convenceu que tinha que nos permitir imigrar.Começou a imprimir os CSQs e nos deu o livro De Como Viver No Québec + as orientações s/ estudo do frânces e os orgãos governamentais que nos prestam suporte.
Saímos dela exauridos, atrasados....
Perdemos o voo, tivemos que comprar novas passagens, ou seja, acho que este CSQs foram os mais caros dos CSQs,rsrsr....
Mas CONSEGUIMOSSSSS....
Obrigada a todos que nos acompanham, em especial a amigaaa Monique e marido, a Nossa Profa. Bertha, que acreditaram muito em mim, quando eu mesma não, e aos que nos enviaram suporte e ânimo pelos posts e mensagens.
Valeu,

11 comentários:

  1. Tãnia! Félicitacions!!!!!Agora é rumo ao federal!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns !!!!! Minha pergunta eh:
    Por este processo, já pode exercer a profissão ?!
    E a prova do conselho lá?!
    E o mercado de trabalho : eh isto tudo mm que dizem?!
    Qnd vc tiver um tempinho,responde pelo FB
    Bjs
    Parabéns!
    Dica de quem morou em SP
    Guarulhos : NEVAH!!!! rsrs

    ResponderExcluir
  3. Aiiii amigaaa que lindo! PARABÉNS PELO CSQ PRIORITÁRIO!!! :D
    Estou muito feliz mesmo por vcs! Vcs passaram pela etapa mais angustiante de todas, que é a tensão da entrevista!
    Agora, pode começar a arrumar as malas, porque falta muito pouco! :)

    Beijãoooo

    ResponderExcluir
  4. Meus parabéns. Que alegria ver que tudo deu certo. Agora é continuar a preparação.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  5. Parabéns por esta etapa vencida!! Boa Sorte nas próximas!!
    Abs. Beatriz

    ResponderExcluir
  6. Parabééééns! Partam logo para a próxima etapa. A entrevista é realmente angustiante, mas continuem estudando francês para quando chegarem aqui as palavras não faltem.

    abraços

    ResponderExcluir
  7. PARABÉNSSSSS!!!! QUE ALEGRIA!!!! É TÃO BOM VENCER CADA ETAPA NÉ!!!! Estamos muito felizes por vcs!!!! Que só venha mais coisa boa!!!!!

    Bjão

    Gabi e Di

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Tania e familia, acompanhos seu blog e ficamos muito felizes por vcs!!
    Enviamos nossa documentação início de outubro e até agora somente o débito no cartão, será que vc poderia me enviar o e-mail da Aline do consulado para que eu possa pedir informações sobre nosso processo.
    Meu e-mail é crismirco@sinos.net
    Um forte abraço, Cristiane.

    ResponderExcluir
  9. Tania,
    Eu não tenho certeza absoluta sobre a traduação dos documentos para a parte federal, mas na entrevista o M. Gilles que seriam somente copias simples mas ele poderia estar falando somente da parte provincial (Quebec), tem um grupo de discussão de brasilia que esta tentando consegue essa informação, ent~~ao se eu souber de algo eu te aviso ok?? e Parabens pelo o CSQ
    Abraços
    Adu

    ResponderExcluir
  10. Tania,
    Da pergunta que vc fez lá no blog:
    Varia de família para família. Se vc se sentir confortável...acho que nada errado, afinal também não será um longo tempo né?!
    Mas eu particularmente não fiz isso pq é um projeto da família achei que seria importante para eles participarem todos todos os acontecimentos, bons ou ruins, cansativos ou não. E fui muito legal! Ver a carinha deles descobrindo tudo pela primeira vez.
    Outro ponto que eu levanto é. Grana! no seu caso serão mais 2 passagens aereas de ida e de volta, pq elas iram voltar uma hora. E isso é dinheiro gasto, se tiver sobrando e não se importar em gastar... nós gardamos essa quantia para quando minha mãe e sogra quiserem vir passear.
    Bom, essa é uma decisão pessoal. Espero ter ajuda de alguma forma.
    Abraços! e Boa Sorte!

    ResponderExcluir

Belezas

Belezas
Os lagos canadenses , sempre uma alegria de vê-los.