sábado, 13 de abril de 2013

Francisação, duas semanas para acabar!!!



Olá amigos, então, a fase francisação está prestes a acabar, mais uma etapa cumprida.
Terei a prova oral dia 18 e dia 22, a escrita.
O fato de ter completado é muito bom, pois como precisamos  da prova de proficiência para aplicar para a cidadania, quem faz a francisação já sai com este doc. da proficiência que vale para o processo da cidadania.
Ainda não estou segura no frânces, acho que durante toda a minha vida aqui, terei que estudar esta língua.
Então, parar de estudar, jamais... Dando sequência, começarão os cursos part-time do governo. Tem o Curso Oral, Escrito, Profissionais da saúde, entre outros cursos que visam a integração do imigrante ao mercado profissional quebecois. São cursos que acontecem 3 vezes por semana, a noite.
Euzinha farei o escrito, que é o que ainda tenho muita dificuldade e em paralelo farei a Avaliação de estudos (MICC), e me inscreverei em uma área da Enfermagem em alguma Universidade. Decidi não encarar a Ordem por enquanto, já vi minhas amigas na batalha de nervos com eles e é árdua, longa e cara....
E agora, aqui está havendo um debate, entre a Ordem e o Governo. De que as Enfermeiras (os), que tem só o CEGEP, (DEC), deverão ingressar na Universidade, pois a Ordem não quer mas no corpo de  enfermagem, quem não tenha formação Superior.
Imagina, se eles aqui já teem problema de contingente para trabalhar, se a galera tiver que parar  e ir para a Universidade virará o caos na saúde. Nem assim, a Ordem agiliza e facilita para nós enfermeiros brasileiros, que possuímos uma grade curricular , muito melhor que a dos enfer. franceses e quebecois. Temos mais carga horária e mais disciplinas,...
Tá, que no restante do Canadá seja assim, porque não há a organização CEGEP antes da Universidade. É por isso que nas outras províncias todos do corpo de enfermagem tem nível superior.
Bem, vamos ver em que esta falação toda dará...
Até lá, continuo aprendendo o bendito frânces.
Abçss

http://tvanouvelles.ca/lcn/infos/national/archives/2011/10/20111025-045206.html

2 comentários:

  1. sobre o francês = ele estara para sempre a seu lado, a gente nao para de aprender nunca. (palavra = estou aqui desde 2007, nao fiz francisaçao pois ja falava francês, mas quem disse que nao cometo erros? Faço um curso de gramatica e redaçao na Laval para respeitar as 10000000 regrinhas da lingua....)

    sobre a decisao da OIIQ = na minha opiniao, acertadissima!! Enfermagem tem que mostrar valor e o fato de sermos a unica provincia com o DEC nos coloca em posiçao de inferioridade ao ROC. O processo de transiçao sera longo, nao é de um dia para o outro e nem sera tao caotico como estao prevendo. Quando ON decidiu que enfermagem seria uma profissao apenas universitaria, as demandas para o curso aumentaram ao invés de diminuir, como acreditavam os céticos. Quem ja esta no mercado de trabalho nao precisa voltar para a universidade. O projeto prevê essa transiçao. Sera para os NOVOS enfermeiros, quem ja obteve o DEC e esta feliz, pode ficar até se aposentar :-)

    sobre a insersao dos enfs estrangeiros = entendo a posiçao da OIIQ, nao da para abrir geral, devemos primar pela qualidade da assistência. No meu AEC vi enfermeiros muito bons e outros muito ruins, é necessario esse filtro realmente. MAS eles deveriam sim otimizar o processo, se reunindo mais vezes e analisando mais dossiês, por exemplo (atualmente se reunem apenas 4x ao ano e uma fonte informal me disse que eles analisam um numero *X* de dossiês a cada reuniao). Deveriam ainda organizar acordos como o que fizeram com a França, isso facilitaria muito. Imagine, seria bem mais facil!

    sobre encarar o exame da OIIQ = a decisao nao é nossa, vc so podera fazê-lo apos receber a confirmaçao de que cumpriu com os requisitos da OIIQ, ou seja, o curso+estagio ou apenas estagio. Entao nao ha com o que se estressar por enquanto. Quando estiver fazendo o AEC de integraçao tera a possibilidade de treinar para o exame da OIIQ, que é um calo no sapato mas nao é a coisa mais terrivel do universo, nao. (recomendo o CVM, aprendi muito e as professoras sao excelentes)

    sobre estudar numa universidade (aqui vc fala de um mestrado ? ) = o AEC foi muito, mas muito, muito, muuuuuuuuito (eleve à N) mais facil do que o mestrado (ao menos o IPS da Laval!). O curso de integraçao é uma revisao, o mestrado é o *novo*. Avalie se vc esta disposta a perder cabelos, noites de sono e finais de semana. Ao menos a formaçao IPS aqui na Laval é muito punk, imagino que o mestrado tradicional siga o mesmo ritmo (ao menos é unânime por aqui, tanto as meninas do mestrado tradicional quanto as do IPS estao ficando doidas com esse final de sessao). Se vale uma dica e se vc quer fazer um curso apenas para melhorar o francês, foque nisso. Faça um *français langue seconde* por exemplo ou se inscreva como estudante livre em algum curso do primeiro ciclo. Em 2008 eu fiz um curso fantastico chamado *crime e drogas* na UdeM. Era às segundas de manha, foi muito bacana e interdisciplinar (pessoal de enfermagem, medicina, direito, criminologia, sociologia ...)

    enfin, bonne chance! Le chemin est long mais vaut le coup!

    ResponderExcluir
  2. Boa sorte nas próximas fases!
    Vim te desejar uma ótima semana, antes tarde do que nunca!
    Que venham muitos posts aqui no blog!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir

Belezas

Belezas
Os lagos canadenses , sempre uma alegria de vê-los.