terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Etapas vencidas...

Olá , estou há um tempo sem postar, então vamos lá.
Estou agora no último período da francisação. Então terei apenas mais 11semanas de curso. Fico feliz e triste... É realmente bem cansativo o ritmo dos estudos e acredito que ainda tenho muito o q aprender deste dialeto quebecóis...
As aulas reiniciarão amanhã, acabou-se a semaninha de férias...
Para os colegas Enfermeiro, eu conversei com a enfermeira do CEGEP, pedi alguma orientação do que fazer até sair a equivalência, ela me disse que posso terminar a francisação e começar o curso técnólogo em enfermagem no CEGEP, não existe esta especialidade no BR. O tempo é de 6 meses há 1 ano. E depois trabalhar como técnica,(ou algo bem parecido), até poder voltar a ser enfermeira. Tem alguns colegas que tbm. optam por fazer o curso de" preposé", similar ao nosso antigo auxiliar de enfermagem. Este dura 6 semanas.
Aqui pra vc abrir um negócio como autônomo, basta ir no CLE - Emploi Quebec, perto de onde vc mora e entregar uns formulários e um plano de negócios bem detalhado do que vc pretende e eles analisam a viabilidade do investimento. Como o nosso SEBRAE, só que se aprovado, eles te subsidiam e ainda te dão um salário por um tempo e oferecem todo o suporte de gestão e acompanhamento. Então, estou ajudando uma amiga a montar um pet shop móvel, com tosa , banho e cuidados e tbm fazemos pet sitter... E vamos nos virando. Aqui, nós descobrimos o real do multi tarefas...
Estamos começando a buscar um outro apt. Quem estiver interessado , o que estamos é muito bem localizado,próximo ao centro, perto do metro Vila Maria, comércio e escolas. É um 2 quartos, 1 banheiro com banheira, 1 saleta de tv, 1 sala  de jantar com coz. americana, toda equipada, com eletros de inox. Piso em madeira envernizada, muito bem cuidado, basement inacabado com as máquinas de lavar + secar e tanque.  Tem um backyard bom. Vizinhança show, traquilíssimos, sem perturbação e aceita cachorro. Nosso landlord é uma pessoa tranquila e bacana. Nosso aluguel é 1.395 dollares. Vamos nos mudar em junho ou antes se conseguirmos passar o contrato. Posso mandar fotos.
 É isso , sempre atentos e focados.



13 comentários:

  1. oi Tania!
    quem faz o curso no CEGEP é *enfermeiro*. numa comparaçao com o BR seria um *tecnologo*, cargo que nao existe em terras brasilis.
    As que vao para faculdade sao *cliniciennes*

    Olha o que diz a OIIQ =
    nfirmière
    Avec un diplôme d’études collégiales (DEC) en soins infirmiers, l’infirmière exerce en soins généraux tels que les services de médecine-chirurgie et les soins de longue durée. Elle évalue l’état de santé de la personne, détermine et assure la réalisation du plan de soins et de traitements infirmiers et prodigue des soins et des traitements infirmiers et médicaux.

    Salaire annuel : de 39 800 $ à 63 500 $

    Infirmière clinicienne
    Avec un baccalauréat (BAC) en sciences infirmières, l’infirmière clinicienne exerce en soins complexes tels les soins intensifs, la traumatologie, la santé communautaire et la santé mentale. En plus d’évaluer l’état de santé, de déterminer le plan de soins et de traitements infirmiers et de prodiguer des soins et des traitements infirmiers et médicaux, l’infirmière clinicienne conçoit et applique des programmes de soins. De plus, elle coordonne les soins et les services et peut participer à des projets de recherche.

    Salaire annuel : de 40 200 $ à 76 800 $

    http://www.unecarrierepourlavie.com/Choisir-sa-carriere

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a Enfermeira me disse que este curso , pra nós enfermeiros de fora do Canadá, precisa da Evalution d'etudes,($112,00), e depois ,no CEGEP, eles te inscrevem no curso, dependendo da carga horário, varia de 6 meses a 1 ano. Mas a pessoa paga tbm esta matrícula e depois pega no MICC a ajuda de custo para pagar o curso. Só dois CEGEPs fazem este processo mais rápido, o de Bois de Bolougne e o Maisonneuve.
      Detalhe, tudo isso deverá dar o prazo para a OIIQ, dar uma resposta sobre o dossie.
      Obrigada pela contribuição amiga, bjsss

      Excluir
    2. e vc acha que vale a pena investir num DEC tendo um BAC ?
      sei la, acho que entre fazer um DEC ou fazer o AEC da equivalência, eu ainda opto pelo AEC da equivalência ... pois acho que depois vc nao conseguira validar seu BAC com os empregadores, ja pensou nisso ? (pode haver uma confusao na hora do empgerador validar seu salario, pois com o AEC ele verifica a avaliaçao do MICC e esta tudo certo; mas e tendo um DEC, que ja é uma formaçao *completa* nos moldes quebecas? Nao creio que iriam aceitar o DEC e pagar como BAC so pela avaliaçao do MICC ....
      (desculpe a sopa de letrinhas!)

      O salario de um enfermeiro DEC é adequado e tal, mas limita bastante as opçcoes de carreira .....

      é para refletir ....

      Excluir
    3. Pois é ainda estou nestas elocubrações,rrrs....
      Vamos ver....
      Abçss

      Excluir
  2. Amiga, posta nos grupos de brasileiros sobre seu apt, muita gente vai chegar nessa época que vocês estão querendo sair.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Tânia, que pena que não cheguei a tempo de ter conhecer pessoalmente, na quinta:( Mas, teremos outras oportunidades!
    Amaria morar no bairro, já que estou gostando muito e é bem perto do metrô, mas pelo jeito não tem nada barato por aqui...E enquanto o emprego não vem, teremos que apertar os cintos e minimizar os gastos.
    Estou torcendo muito pra vc logo poder trabalhar e para encontrarem um bom apto!
    Abração!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal ter notícias de vcs!!! Parece que foi ontem que estávamos embarcando no novo (e maravilhoso ) sonho canadense!!!
    Deve ser legal cuidar dos peludos! ;) se eu estivesse por aí iria tentar ajudar! AMO cachorros, de todos os tamanhos e raças, e conheço pessoas que ganham muito $$$ nos States só se dedicando a esse setor! :)
    Muito sucesso para vcs!!!
    Abs da Dupla

    ResponderExcluir
  5. Que legal saber essas novidades...
    Muito bom passar aqui no seu cantinho nessa quarta-feira...
    Tenha um ótimo dia!
    Beijinhos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Pessoal!
    Sobre vocês estarem abrindo um negócio, o meu plano é chegar aí e pelo menos no início atacar com força em gastronomia para brasileiros. Coxinha, empadinha, feijoada, bobó, moqueca, brigadeiros, bolos e tortas. Mas eu queria fazer a coisa direitinha, sabe. Com licença, autorização da vigilância sanitária, etc, etc... Sabe dizer onde eu consigo mais informações sobre isso aqui do Brasil?
    Beijos!
    Tereza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ai no BR, não sei mas aqui te passo a página do grupo de mulheres aqui em Montreal, que fazem comidinhas, salgadinhos e docinhos.É " Brasileiras no Quebec". Muito bom, a gente se ajuda bastante e trocam-se muitas informações. Me passa seu nome que te add lá.

      Excluir
  7. Boa sorte em tudo!
    Nao vejo a hora de ir a Montreal passear e conhecer todo mundo que ja esta por ai!!!!
    Super beijo!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi querida! Andei lendo bastante seus posts e eu tb como vc sou carioca e enfermeira.. estou planejando me mudar ano que vem... gostaria de te contar minha historia... pode me adicionar? Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, me passa teu e-mail pra gente trocar figurinhas. .. Abçss....

      Excluir

Belezas

Belezas
Os lagos canadenses , sempre uma alegria de vê-los.